domingo, 3 de outubro de 2010

Introdução

Alguns exemplos de aditivos alimentares
Os aditivos alimentares são caracterizados por intervirem nos alimentos intencionalmente, e cada tipo de aditivo tem suas características próprias. No blog vamos explicar principalmente sobre corantes e espessantes.
Hoje em dia, devido à grande ignorância sobre o assunto por grande parte da população, os aditivos são mal-vistos, e com isso, sua importância é esquecida. No caso dos corantes e espessantes, são aditivos muito usados, e uma de suas importâncias é que são usados visando o interesse do consumidor, que é exatamente grande parte da população. Outros fatores da importância do emprego desses aditivos são: a proteção da matéria-prima; a produção, segurança e melhoria do produto; e interesse do produtor (e do consumidor, obviamente).
Por outro lado, além desses fatores da importância de seu uso em alimentos, esses aditivos, por serem substâncias químicas, logicamente provocam malefícios à saúde, que serão explicados no blog.
            Enfim, os prós e contras de corantes e espessantes serão discutidos a seguir.

Conclusão


Após as explicações, devemos levar em consideração todos os prós e contras desses aditivos citados. De um lado lembremos, por exemplo, que os aditivos são usados de acordo com o interesse de nós, consumidores. Por outro, lembremos que não só esses aditivos, mas a maioria tem algum tipo de efeito colateral, seja ele pequeno ou grande.
Uma vida saudável
não significa a
exclusão dos aditivos
de sua dieta
  Concluímos que, apesar da maioria fazerem mal à saúde, os aditivos devem ser mantidos, porque foram desenvolvidos justamente para os consumidores, devemos, porém, ter em mente e sempre procurar, obviamente, aqueles que tenham sido inspecionados pelos órgãos de regulação. Aqueles que consumirem os alimentos, devem ter a autonomia de saber o que produziu o alimento e as conseqüências que podem ocorrer ao consumi-lo. Aqueles que não querem consumi-los, apenas os evitem. Também achamos que, para atender a ambos os lados, a indústria de aditivos devia manter, ou até diminuir sua produção, pois esta vem aumentando cada vez mais, incentivando, de maneira intencional, pois eles teriam um lucro maior se o consumo aumentasse, o consumo destes produtos.
     Lembre-se que a vida é só uma, devemos aproveitar-la ao máximo e sempre procurar nos nossos alimentos, isso inclui os aditivos, o melhor que eles têm a nos oferecer. A vida é agora, você só tem uma chance, então agarre-a.

Seguidores