Conclusão - Corantes

Aproveita o melhor que cada alimento tem a oferecer
Após a leitura das páginas sobre corantes presentes nesse blog, percebe-se que só foram citados, até agora, os malefícios causados pelo consumo de corantes, mas não podemos esquecer que também existe o lado positivo. Alguns corantes têm características antioxidantes e antiinflamatórias. Esses corantes naturais, extraídos de matérias-primas, como frutas e vegetais, os são classificados em quatro grandes grupos: antocianinas, betalaínas, carotenoides e diversos, ou seja, aqueles que não apresentam características semelhantes as três outras classes, mas que são bastante usados no dia a dia (cúrcuma, clorofila, cochonilha e a indigotina são só alguns exemplos). Essa divisão se baseia em características específicas de cada corante, como a coloração produzida e por seus componentes.
            Alguns dos benefícios mais conhecidos são: a propriedade de “rejuvenescimento” do colorau (Extraído do urucum), é importante ressaltar, entretanto, que a casca deve ser descartada ou pode causar irritações no fígado e no pâncreas. A páprica é capaz de combater o câncer de próstata, pois a substância capsaicina, responsável pelo gosto ardido da pimenta, é capaz de eliminar as células doentes causadoras dessa doença. O açafrão afasta a cólica menstrual, pesquisas realizadas por um grupo de cientistas da Universidade Federal de Goiás (UFG) comprovaram os poderes da substância no combate ao melanoma, tipo mais grave de câncer de pele de doenças como vitiligo. A aplicação da curcumina - substância extraída da planta do açafrão - reduziu em 90% os tecidos cancerígenos. A Canela controla o diabetes, a clorofila, como já dito, desintoxica e o caramelo melhora a visão (As antocianinas atuam na inibição dos radicais livres responsáveis por danificar as células -, atuando na prevenção de doenças degenerativas, como o câncer. Além disso, melhoram a visão noturna, prevenindo a fadiga visual.)

            Por isso, mesmo que os corantes sejam utilizados para fins estéticos, é preciso ter em mente que eles são (os sintéticos) produtos químicos e por isso devem ser utilizados com cautela, a fim de evitar qualquer complicação, meso que os órgãos de regulação estejam ai para justamente evitar isso. Já que praticamente tudo hoje em dia contém algum tipo de aditivo alimentar que possa nos prejudicar, temos de estar muito atentos a tudo na hora do supermercado, ou quando formos a um restaurante. A medicina alternativa, como mostrada aqui, pode sim ser muito efetiva, porém ela não dispensa de forma alguma a visita ao médico em caso de alguma complicação.

Seguidores