Corantes no Brasil

Urucum, fruto Brasileiro da onde é extraído o corante
mais utilizado na culinária.
          No Brasil, assim como no mundo todo, são utilizados corantes nos alimentos para deixar-los com um aspecto mais atrativo, aqui, no entanto, o mais utilizado não é um corante artificial, e sim um natural, o corante de Urucum. Esse corante representa cerca de 70% do uso de corantes nos alimentos. O Urucum é uma fruta que é muito encontrada na região da floresta amazônica e dele é retirado um dos melhores corantes para a indústria alimentícia, isso por causa das suas propriedades químicas únicas. O corante de Urucum é lipossolúvel, mas se adicionarmos a ele um álcali (uma base) ele se torna hidrossolúvel, por isso ele é tão procurado, não somente no Brasil, mas no mundo todo. Outra propriedade muito apreciada do corante de Urucum é a sua resistência ao calor, isso só faz com que aumentemos as possibilidades de seu uso no ramo industrial. Outro corante muito utilizado no Brasil é o corante de páprica. Este, ao contrário do de Urucum, não tem nenhuma propriedade especial ou única, ele só é utilizado por causa do sabor que ele acrescenta à comida. A páprica é a pimenta desidatrada, por isso ela tem aquele sabor apimentado, porém doce, sabor este muito apreciado e procura na culinária do mundo todo.
           Esses corantes, no entanto, não são, obviamente, os únicos  utilizados na culinária Brasileira. Eles são somente dois dos mais utilizados (o Urucum é o mais utilizado e o de páprica também muito utilizado devido ao odor e gosto agradáveis que ele passa à comida) corantes, que apresentam uma ampla gama não somente no Brasil porém em praticamente todos os países do mundo, se não em todos.
       Além dos corantes alimentares derivados de plantas, o Brasil também é famoso por ter desenvolvido o corante ocular (utilizado nas cirurgias do globo ocular) mais barato de todos e, ainda assim, o menos tóxico. Esse corante foi desenvolvido a partir do açaí, uma fruta muito apreciada no Brasil todo. Esse corante chega a custar até 20 vezes menos que um corante ocular comum, que chega a custar 10.000 reais por cirurgia.

Seguidores